Um problema global

A depressão está entre os transtornos mentais mais comuns, a estimativa global é de que cerca de 4,4% da população sofra com essa doença (OMS, 2017). O transtorno pode gerar alterações no humor e nos sentimentos das pessoas. Os sintomas variam de acordo com a complexidade e duração e são características diferentes da tristeza, estresse ou medo.

Como começa?

Qualquer pessoa está suscetível a vivenciar isso em algum momento da vida. Mas, alguns eventos inesperados ou traumáticos podem contribuir para o desencadeamento da depressão. A morte de um ente querido, um término de relacionamento, alguma doença física e problemas causados pelo uso de álcool ou outras drogas, por exemplo, são fatores que podem contribuir para o início.

O que diferencia as pessoas que passam por esses episódios daquelas que desenvolvem a depressão é, superficialmente falando, o modo como enfrentam essas situações. Uma pessoa com depressão tende a usar estratégias mal-adaptativas de enfrentamento, com uma visão negativa de si mesma, do mundo e do futuro, aliado a uma tendência em dar um enfoque negativo ao que acontece.

O tratamento

Atualmente a terapia cognitivo comportamental (TCC) possui uma ampla gama de estudos comprovando a eficácia de suas técnicas. Em um primeiro momento, a terapia auxilia na identificação dos possíveis desencadeadores, os eventos que podem estar contribuindo para que a depressão se desenvolva. Outras estratégias, como a modificação de atenção, psicoeducação, reestruturação cognitiva e ativação comportamental também costumam ser utilizadas.

Algumas vezes, o tratamento medicamentoso pode ser necessário. Nesses casos, o psiquiatra é o profissional mais indicado para avaliar isso.

Para saber mais, entre em contato pelo formulário abaixo:

VISITE AS REDES SOCIAIS

+55 (51) 98422-9939

Tire suas dúvidas

Preencha o formulário abaixo para ter mais informações sobre os serviços oferecidos, valores ou sobre como a psicoterapia pode te ajudar.